Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /

Mostrar registro completo

Título: Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /
Autor: Niedzieluk, Luzinete Carpin
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar como os produtores de notícia se utilizam da linguagem, em especial, das marcas lingüísticas (recursos produzidos pelos macrofenômenos, estrutura temática e esquemática global do texto/discurso, sua macroestrutura) observando como se dá o nível informativo (van Dijk, 1990) e o princípio da relevância (van Dijk, 1990 e Sperber & Wilson, 1995) na organização global do gênero discursivo. Adotaremos a concepção de linguagem como forma de interação para nossa prática pedagógica, como proposta por Bakhtin na década de 30 e retomada por Geraldi, 1985. As pesquisas em conhecimento sobre gêneros se firmaram a partir dos estudos de Kintsch & van Dijk, 1983 e van Dijk, 1989; 1990) através do conceito de superestrutura textual correspondente a um esquema cognitivo - trabalhamos, em sala de aula, com esse esquema denominado de Teoria da Superestrutura que faz parte do Modelo Cognitivo de Compreensão e Produção do Discurso, possibilitando aos alunos o reconhecimento e a compreensão das categorias textuais específicas implicadas na notícia que se constitui no carro chefe de todo jornalista. Dessa forma, contribuímos para ampliar a competência tanto lingüística quanto discursiva desses sujeitos. Para análise do corpus trabalhamos com os seguintes autores Kintsch & van Dijk, 1983; van Dijk, 1990, 1989, 1996); Sperber & Wilson, 1995; Lage, 1981, 1993, 1998a, 1998b; e Erbolato, 1985.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
177314.pdf 3.733Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar