dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cabral, Beatriz Angela Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kronbauer, Ruy |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T16:18:47Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T16:18:47Z |
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dc.date.issued |
1999 |
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dc.date.submitted |
1999 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171298 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação focaliza uma proposta alternativa para o ensino das artes visuais no contexto contemporâneo. Trata-se de um estudo dialético entre educação, arte contemporânea e estética do cotidiano, a "Proposta Circular", baseada numa série de círculos concêntricos, que formam um instrumento didático facilitador, interdisciplinar e interativo, permitindo a combinação dos conceitos e características da área de ensino sendo ensinada. Esta abordagem, aqui voltada ao ensino da arte contemporânea, responde à necessidade de incluí-la nos currículos, como uma forma de possibilitar ao aluno o entendimento das novas visualidades do mundo contemporâneo. A Proposta Circular foi investigado através de experiências realizadas com três grupos distintos: alunos da 7ª série da Escola Básica Silveira de Souza, estudantes da 2ª fase do Curso de Licenciatura de Artes Plásticas da UDESC e com arte- educadores do Grupo de Estudos do Projeto Arte na Escola, da UFSC. As três experiências visaram verificar os benefícios e/ou dificuldades decorrentes do uso deste instrumento com indivíduos de idade e graus de formação diversos. Para ampliar a percepção e o entendimento das implicações pedagógicas deste objeto de estudo, buscamos o apoio teórico de autores de arte-educação, arte contemporânea, teoria da aprendizagem e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise das experiências revelou que os círculos funcionaram como importante eixo sistematizador de conhecimentos e formulador de projetos. Os participantes, ao utilizarem os círculos, mostraram a sua utilidade como instrumento sistematizador e gerador de trabalhos artísticos. Constatamos também que este trabalho conseguiu amenizar o estranhamento e preconceitos frente à arte contemporânea. Ficou evidente seu potencial para investigar novos modos de criar e recriar; como ponto de partida para o exercício da construção e desconstrução da imagem visual contemporânea. Os depoimentos dos participantes das três experiências revelaram que os exercícios com os círculos possibilitaram a ampliação de suas possibilidades de leitura da obra contemporânea para além daquelas analisadas anteriormente. |
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dc.format.extent |
x, 177 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte Moderna |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sec.XX |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
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dc.subject.classification |
Artes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte e educação |
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dc.title |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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