A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /

DSpace Repository

A- A A+

A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Beatriz Angela Vieira pt_BR
dc.contributor.author Kronbauer, Ruy pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T16:18:47Z
dc.date.available 2012-10-18T16:18:47Z
dc.date.issued 1999
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier.other 171298 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação focaliza uma proposta alternativa para o ensino das artes visuais no contexto contemporâneo. Trata-se de um estudo dialético entre educação, arte contemporânea e estética do cotidiano, a "Proposta Circular", baseada numa série de círculos concêntricos, que formam um instrumento didático facilitador, interdisciplinar e interativo, permitindo a combinação dos conceitos e características da área de ensino sendo ensinada. Esta abordagem, aqui voltada ao ensino da arte contemporânea, responde à necessidade de incluí-la nos currículos, como uma forma de possibilitar ao aluno o entendimento das novas visualidades do mundo contemporâneo. A Proposta Circular foi investigado através de experiências realizadas com três grupos distintos: alunos da 7ª série da Escola Básica Silveira de Souza, estudantes da 2ª fase do Curso de Licenciatura de Artes Plásticas da UDESC e com arte- educadores do Grupo de Estudos do Projeto Arte na Escola, da UFSC. As três experiências visaram verificar os benefícios e/ou dificuldades decorrentes do uso deste instrumento com indivíduos de idade e graus de formação diversos. Para ampliar a percepção e o entendimento das implicações pedagógicas deste objeto de estudo, buscamos o apoio teórico de autores de arte-educação, arte contemporânea, teoria da aprendizagem e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise das experiências revelou que os círculos funcionaram como importante eixo sistematizador de conhecimentos e formulador de projetos. Os participantes, ao utilizarem os círculos, mostraram a sua utilidade como instrumento sistematizador e gerador de trabalhos artísticos. Constatamos também que este trabalho conseguiu amenizar o estranhamento e preconceitos frente à arte contemporânea. Ficou evidente seu potencial para investigar novos modos de criar e recriar; como ponto de partida para o exercício da construção e desconstrução da imagem visual contemporânea. Os depoimentos dos participantes das três experiências revelaram que os exercícios com os círculos possibilitaram a ampliação de suas possibilidades de leitura da obra contemporânea para além daquelas analisadas anteriormente. pt_BR
dc.format.extent x, 177 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Arte Moderna pt_BR
dc.subject.classification Sec.XX pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Artes pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Arte e educação pt_BR
dc.title A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
171298.pdf 32.31Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar