dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Scheibe, Leda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Silvia Maria de |
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dc.date.accessioned |
2012-10-18T15:11:48Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T15:11:48Z |
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dc.date.issued |
1999 |
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dc.date.submitted |
1999 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209418 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80494 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como pano de fundo a luta do movimento indígena e de setores aliados da sociedade civil, por diversidade e cidadania, que resultou em importantes conquistas na Constituição Federal de 1988 e, mais recentemente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Nele descreve-se dois esforços educacionais pioneiros destinados à população Kaingáng: o primeiro na década de 70, que formou monitores indígenas bilíngües e o segundo, na década de 90, que habilitou professores indígenas bilíngües para atuarem no ensino de 1ª a 4ª séries nas escolas das comunidades Kaingáng do Sul do Brasil. Este estudo explicita ainda as diferentes concepções de bilingüismo em cada um dos processos de formação e o papel que o ensino da língua indígena pode assumir na construção de uma escola indígena específica e diferenciada, intercultural e bilíngüe. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indios Kaingang |
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dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Formação |
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dc.title |
Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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