Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng

DSpace Repository

A- A A+

Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scheibe, Leda pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Silvia Maria de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T15:11:48Z
dc.date.available 2012-10-18T15:11:48Z
dc.date.issued 1999
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier.other 209418 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80494
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como pano de fundo a luta do movimento indígena e de setores aliados da sociedade civil, por diversidade e cidadania, que resultou em importantes conquistas na Constituição Federal de 1988 e, mais recentemente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Nele descreve-se dois esforços educacionais pioneiros destinados à população Kaingáng: o primeiro na década de 70, que formou monitores indígenas bilíngües e o segundo, na década de 90, que habilitou professores indígenas bilíngües para atuarem no ensino de 1ª a 4ª séries nas escolas das comunidades Kaingáng do Sul do Brasil. Este estudo explicita ainda as diferentes concepções de bilingüismo em cada um dos processos de formação e o papel que o ensino da língua indígena pode assumir na construção de uma escola indígena específica e diferenciada, intercultural e bilíngüe. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Indios Kaingang pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
209418.pdf 1.069Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar