Abstract:
|
A educação a distância apresenta-se, hoje, como uma possibilidade concreta e importante para a aprendizagem que é apontada como uma condição permanente e indispensável para os sujeitos da sociedade da informação. No entanto, na educação a distância além de ter os meios como objeto de estudo, fazem-se necessárias reflexões aprofundadas sobre todos os processos pedagógicos que constituem esse sistema de ensino. Nesse sentido, este estudo busca trazer à discussão um dos elementos que constituem o processo educativo: a avaliação da aprendizagem, acreditando ser este um elemento chave para a implementação de inovações na educação a distância. As reflexões teóricas sobre avaliação da aprendizagem, sua história e suas possibilidades para educação a distância partem do entendimento da sociedade atual; da teoria proposta por Holmberg, resgatando o diálogo como eixo central do processo educativo e da andragogia, procurando entender como se dá o processo de aprendizagem do adulto. A pesquisa empírica, adotou a metodologia da pesquisa documental e do estudo de caso, mostrando como vêm sendo conduzidos os processos de avaliação em alguns programas de EaD no Brasil e constatando-se que pouco tem se inovado nessas práticas. |