Avaliação da aprendizagem na educação a distância: [dissertação] /

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da aprendizagem na educação a distância: [dissertação] /

Show full item record

Title: Avaliação da aprendizagem na educação a distância: [dissertação] /
Author: Cerny, Roseli Zen
Abstract: A educação a distância apresenta-se, hoje, como uma possibilidade concreta e importante para a aprendizagem que é apontada como uma condição permanente e indispensável para os sujeitos da sociedade da informação. No entanto, na educação a distância além de ter os meios como objeto de estudo, fazem-se necessárias reflexões aprofundadas sobre todos os processos pedagógicos que constituem esse sistema de ensino. Nesse sentido, este estudo busca trazer à discussão um dos elementos que constituem o processo educativo: a avaliação da aprendizagem, acreditando ser este um elemento chave para a implementação de inovações na educação a distância. As reflexões teóricas sobre avaliação da aprendizagem, sua história e suas possibilidades para educação a distância partem do entendimento da sociedade atual; da teoria proposta por Holmberg, resgatando o diálogo como eixo central do processo educativo e da andragogia, procurando entender como se dá o processo de aprendizagem do adulto. A pesquisa empírica, adotou a metodologia da pesquisa documental e do estudo de caso, mostrando como vêm sendo conduzidos os processos de avaliação em alguns programas de EaD no Brasil e constatando-se que pouco tem se inovado nessas práticas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80454
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
177811.pdf 13.33Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar