dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Evangelista, Olinda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Costa, Ramiro Marinho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T14:29:03Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T14:29:03Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
180626 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80448 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho resulta de estudos das políticas nacionais para a educação na década de 1990 e discute sua relação com as orientações emanadas de agências multilaterais - como Banco Mundial, CEPAL, UNESCO - e o modo pelo qual tais políticas foram desencadeadas e consolidadas no Brasil. Indica a importância, entre as diretrizes do MEC, da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e investiga mais detalhadamente a inclusão da sexualidade como um dos Temas Transversais, assim como as concepções de orientação sexual e educação sexual. A primeira aparece envolta em ambigüidades, podendo ser interpretada como a orientação do desejo que cada pessoa imprime à sua vivência sexual, ou como prática educativa da sexualidade. A segunda é abordada como uma investigação histórico-crítica da sexualidade. Destaca os conteúdos definidos para a orientação sexual, nos PCNs, em três blocos: corpo, relações de gênero e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids. Estes conteúdos não constituem objeto de estudo de uma disciplina, mas, ao contrário, responsabiliza-se todas as disciplinas pela sua abordagem. O texto expõe as bases para o trabalho pedagógico com a sexualidade em transversalidade e extraprogramação, apresentando a conceituação de transversalidade presente nos Parâmetros, assim como outras dimensões escolares da transversalidade. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Sexo (Psicologia) |
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dc.subject.classification |
Orientação sexual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação sexual |
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dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação e Estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil (A palavra) |
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dc.title |
Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos parâmetros curriculares nacionais |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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