Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos parâmetros curriculares nacionais

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Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos parâmetros curriculares nacionais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Evangelista, Olinda pt_BR
dc.contributor.author Costa, Ramiro Marinho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T14:29:03Z
dc.date.available 2012-10-18T14:29:03Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180626 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80448
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho resulta de estudos das políticas nacionais para a educação na década de 1990 e discute sua relação com as orientações emanadas de agências multilaterais - como Banco Mundial, CEPAL, UNESCO - e o modo pelo qual tais políticas foram desencadeadas e consolidadas no Brasil. Indica a importância, entre as diretrizes do MEC, da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e investiga mais detalhadamente a inclusão da sexualidade como um dos Temas Transversais, assim como as concepções de orientação sexual e educação sexual. A primeira aparece envolta em ambigüidades, podendo ser interpretada como a orientação do desejo que cada pessoa imprime à sua vivência sexual, ou como prática educativa da sexualidade. A segunda é abordada como uma investigação histórico-crítica da sexualidade. Destaca os conteúdos definidos para a orientação sexual, nos PCNs, em três blocos: corpo, relações de gênero e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids. Estes conteúdos não constituem objeto de estudo de uma disciplina, mas, ao contrário, responsabiliza-se todas as disciplinas pela sua abordagem. O texto expõe as bases para o trabalho pedagógico com a sexualidade em transversalidade e extraprogramação, apresentando a conceituação de transversalidade presente nos Parâmetros, assim como outras dimensões escolares da transversalidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Sexo (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Orientação sexual pt_BR
dc.subject.classification Educação sexual pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Brasil (A palavra) pt_BR
dc.title Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos parâmetros curriculares nacionais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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