dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carneiro, Juarez Domingues |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T14:27:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T14:27:44Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179858 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80447 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
A profissão de contabilista vem crescendo muito na última década, sem que muito profissional se dê conta disso, permanecendo inerte aos acontecimentos. A formação do contabilista, quer em nível médio ou superior, é na sua maioria técnica, deficiente em conhecimentos específicos na área de gestão. Como gerador de informações, é preciso que o contabilista interprete, analise e explore com sabedoria, inteligência e dinamismo, a riqueza de dados que possui, para melhor servir a sua clientela. Os conselhos de classe por sua vez, órgãos representativos da categoria, tem seu campo de ação limitado ao registro e fiscalização da profissão, mas dentro de uma nova visão têm procurado adentrar na educação continuada e profissionalizante. A necessidade de profissionais mais qualificados e empreendedores, unida à vontade política dos conselhos em contribuir para a melhoria da profissão ensejaram a elaboração de uma proposta de criação e implementação de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional em gerência da qualidade nos serviços contábeis, direcionadas aos técnicos em contabilidade e contadores. Este trabalho visa validar a implantação de um projeto de educação profissional continuada, através dos conselhos de classe em parceria com Instituições de Ensino Superior. Para validar cientificamente o modelo, realizou-se uma pesquisa de campo - método estatístico, junto aos participantes de 10 turmas dos cursos já concluídos. Dentro deste cenário, esta pesquisa analisa as mudanças do profissional e da organização em que atua. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, [96] f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Contabilidade como profissão |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
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dc.subject.classification |
Qualidade |
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dc.subject.classification |
Contadores |
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dc.subject.classification |
Orientação profissional |
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dc.subject.classification |
Formação profissional |
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dc.subject.classification |
Educação permanente |
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dc.title |
Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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