Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC

DSpace Repository

A- A A+

Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Carneiro, Juarez Domingues pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T14:27:44Z
dc.date.available 2012-10-18T14:27:44Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179858 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80447
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A profissão de contabilista vem crescendo muito na última década, sem que muito profissional se dê conta disso, permanecendo inerte aos acontecimentos. A formação do contabilista, quer em nível médio ou superior, é na sua maioria técnica, deficiente em conhecimentos específicos na área de gestão. Como gerador de informações, é preciso que o contabilista interprete, analise e explore com sabedoria, inteligência e dinamismo, a riqueza de dados que possui, para melhor servir a sua clientela. Os conselhos de classe por sua vez, órgãos representativos da categoria, tem seu campo de ação limitado ao registro e fiscalização da profissão, mas dentro de uma nova visão têm procurado adentrar na educação continuada e profissionalizante. A necessidade de profissionais mais qualificados e empreendedores, unida à vontade política dos conselhos em contribuir para a melhoria da profissão ensejaram a elaboração de uma proposta de criação e implementação de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional em gerência da qualidade nos serviços contábeis, direcionadas aos técnicos em contabilidade e contadores. Este trabalho visa validar a implantação de um projeto de educação profissional continuada, através dos conselhos de classe em parceria com Instituições de Ensino Superior. Para validar cientificamente o modelo, realizou-se uma pesquisa de campo - método estatístico, junto aos participantes de 10 turmas dos cursos já concluídos. Dentro deste cenário, esta pesquisa analisa as mudanças do profissional e da organização em que atua. pt_BR
dc.format.extent viii, [96] f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade como profissão pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Contadores pt_BR
dc.subject.classification Orientação profissional pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179858.pdf 6.916Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar