Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC

DSpace Repository

A- A A+

Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC

Show full item record

Title: Implantação e avaliação de um projeto de educação profissional continuada para contabilistas: estudo de caso do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC
Author: Carneiro, Juarez Domingues
Abstract: A profissão de contabilista vem crescendo muito na última década, sem que muito profissional se dê conta disso, permanecendo inerte aos acontecimentos. A formação do contabilista, quer em nível médio ou superior, é na sua maioria técnica, deficiente em conhecimentos específicos na área de gestão. Como gerador de informações, é preciso que o contabilista interprete, analise e explore com sabedoria, inteligência e dinamismo, a riqueza de dados que possui, para melhor servir a sua clientela. Os conselhos de classe por sua vez, órgãos representativos da categoria, tem seu campo de ação limitado ao registro e fiscalização da profissão, mas dentro de uma nova visão têm procurado adentrar na educação continuada e profissionalizante. A necessidade de profissionais mais qualificados e empreendedores, unida à vontade política dos conselhos em contribuir para a melhoria da profissão ensejaram a elaboração de uma proposta de criação e implementação de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional em gerência da qualidade nos serviços contábeis, direcionadas aos técnicos em contabilidade e contadores. Este trabalho visa validar a implantação de um projeto de educação profissional continuada, através dos conselhos de classe em parceria com Instituições de Ensino Superior. Para validar cientificamente o modelo, realizou-se uma pesquisa de campo - método estatístico, junto aos participantes de 10 turmas dos cursos já concluídos. Dentro deste cenário, esta pesquisa analisa as mudanças do profissional e da organização em que atua.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80447
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
179858.pdf 6.916Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar