Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /

DSpace Repository

A- A A+

Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moretti, Mericles Thadeu pt_BR
dc.contributor.author Borges, Maria Solange Coelho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T13:56:59Z
dc.date.available 2012-10-18T13:56:59Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181646 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80414
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduacao em Educação pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa que originou este estudo partiu de preocupação ante uma realidade evidenciada por pesquisas e estatísticas, qual seja, as dificuldades encontradas pelos alunos de 5 série nas aulas de matemática, assim como o baixo rendimento e os altos índices de reprovação e evasão escolar, em grande parte em conseqüência dessas dificuldades. Tivemos então a idéia de realizar um trabalho junto aos professores do Ensino Fundamental, diretamente responsáveis pelo desenvolvimento das competências básicas exigidas dos alunos ao final da 4 série do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como sujeito as professoras das séries iniciais que trabalhavam, no ano de 1999, na rede municipal de ensino do município de São José-SC. Considerando todos os saberes envolvidos no desenvolvimento das competências exigidas, adotamos como refenrencial teórico "A transposição didática", cujo estudo trata do processo evolutivo pelo qual passa o objeto de ensino, estudo esse empreendido por estudiosos franceses, como Chevallard (1991), Astolfi (1995), Verret (1975) e outros. Nesta pesquisa, observamos que o professor, desconhecendo ou desprezando o percurso do saber, reproduz com dificuldade o saber escolar apresentado nos livros didáticos, dificultando que sejam desenvolvidas as competências básicas consideradas essenciais em matemática nas séries iniciais. Com o propósito de contribuir com o trabalho educacional do professor, propomos uma metodologia centrada nas situações-problema, ao mesmo tempo em que traçamos alguns indicativos que possam auxiliá-lo nos desafios a serem estabelecidos e vencidos na formação inicial e continuada do profissional da educação. pt_BR
dc.format.extent V,114 f.| tabs.,il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Matematica (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental / pt_BR
dc.type Dissertação(Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181646.pdf 5.723Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar