dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Damm, Regina Flemming |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Comin, Madalena Maria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:15:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T11:15:36Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184431 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80174 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa investigou como as tecnologias de informação e de comunicação de ensino são utilizadas nas escolas e, paralelamente, diagnosticou como os acadêmicos do curso de Pedagogia foram preparados nessa tecnologia, ou seja, o uso do computador como mais um recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem em séries inicias. O referencial técnico utilizado nesse estudo foram às teorias de obstáculos epistemológicos, transposição didática e transposição informática, presentes no campo teórico da Didática Francesa. A metodologia utilizada foi levantamentos através de questionários, buscando subsídios em três momentos: primeiro, realizou-se um levantamento das escolas dos municípios de Joaçaba e Herval d' Oeste que possuem laboratórios de informática; no segundo momento, ocorreu a aplicação de um questionário para o levantamento das concepções com professores de escolas estaduais e particulares e os softwares usados nas escolas; no terceiro momento, aplicamos uma atividade prática em que os professores exploraram o software, através do computador. Tivemos como clientela, acadêmicos do curso de Pedagogia e professores de escola Estadual, egressos do curso de Pedagogia. Os resultados constatados evidenciam que todos os professores são unânimes em colocar que é necessário um treinamento em serviço e são favoráveis ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem, embora não apresentem segurança e habilidades para desenvolver trabalhos, utilizando o computador. |
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dc.format.extent |
vii, 94 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Ciência |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
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dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
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dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
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dc.title |
A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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