A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente

DSpace Repository

A- A A+

A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Comin, Madalena Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T11:15:36Z
dc.date.available 2012-10-18T11:15:36Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 184431 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80174
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa investigou como as tecnologias de informação e de comunicação de ensino são utilizadas nas escolas e, paralelamente, diagnosticou como os acadêmicos do curso de Pedagogia foram preparados nessa tecnologia, ou seja, o uso do computador como mais um recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem em séries inicias. O referencial técnico utilizado nesse estudo foram às teorias de obstáculos epistemológicos, transposição didática e transposição informática, presentes no campo teórico da Didática Francesa. A metodologia utilizada foi levantamentos através de questionários, buscando subsídios em três momentos: primeiro, realizou-se um levantamento das escolas dos municípios de Joaçaba e Herval d' Oeste que possuem laboratórios de informática; no segundo momento, ocorreu a aplicação de um questionário para o levantamento das concepções com professores de escolas estaduais e particulares e os softwares usados nas escolas; no terceiro momento, aplicamos uma atividade prática em que os professores exploraram o software, através do computador. Tivemos como clientela, acadêmicos do curso de Pedagogia e professores de escola Estadual, egressos do curso de Pedagogia. Os resultados constatados evidenciam que todos os professores são unânimes em colocar que é necessário um treinamento em serviço e são favoráveis ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem, embora não apresentem segurança e habilidades para desenvolver trabalhos, utilizando o computador. pt_BR
dc.format.extent vii, 94 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.title A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184431.pdf 227.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar