Ensinando e aprendendo com humor: leitura e produção de textos humorísticos /

DSpace Repository

A- A A+

Ensinando e aprendendo com humor: leitura e produção de textos humorísticos /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Junkes, Terezinha Kuhn pt_BR
dc.contributor.author Trindade, Mônica Mano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:50:52Z
dc.date.available 2012-10-18T10:50:52Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 177002 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80134
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract Abordando o aspecto educacional, a presente pesquisa visa à exploração do discurso humorístico, inserindo-o, em sala de aula, tanto como objeto de leitura, quanto de produção textual. No processo de leitura analisam-se quais aspectos lingüísticos, contextuais e intertextuais responsáveis pela construção de sentido(s) de um texto humorístico são compreendidos pelo aluno. Em relação à produção textual, é analisado o modo como o aluno seleciona e relaciona mecanismos lingüísticos e extralingüísticos para se chegar ao efeito de sentido intencionado. Como aporte teórico à análise, a pesquisa está baseada nas considerações acerca do humor como objeto de estudo lingüístico encontradas em Raskin (1985), Travaglia (1990) e Possenti (1991). Assumindo linguagem em uma perspectiva interacional, Bakhtin (1981), e buscando conceitos em estudos da área textual e discursiva, assumem-se neste trabalho as definições de textualidade e intertextualidade em Koch (1997) e os conceitos de gêneros discursivos/textuais em Furlanetto (1996) e Meurer (2000). O trabalho, realizado com duas classes de segunda série do ensino médio, revela que ler e produzir alguns dos gêneros do discurso humorístico - chiste, crônica e charge - leva o aluno à percepção de importantes aspectos da língua e à reflexão sobre as funções dessa modalidade discursiva na sociedade. pt_BR
dc.format.extent 101 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Humorismo na educacao pt_BR
dc.title Ensinando e aprendendo com humor: leitura e produção de textos humorísticos / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
177002.pdf 11.55Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar