Abstract:
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Abordando o aspecto educacional, a presente pesquisa visa à exploração do discurso humorístico, inserindo-o, em sala de aula, tanto como objeto de leitura, quanto de produção textual. No processo de leitura analisam-se quais aspectos lingüísticos, contextuais e intertextuais responsáveis pela construção de sentido(s) de um texto humorístico são compreendidos pelo aluno. Em relação à produção textual, é analisado o modo como o aluno seleciona e relaciona mecanismos lingüísticos e extralingüísticos para se chegar ao efeito de sentido intencionado. Como aporte teórico à análise, a pesquisa está baseada nas considerações acerca do humor como objeto de estudo lingüístico encontradas em Raskin (1985), Travaglia (1990) e Possenti (1991). Assumindo linguagem em uma perspectiva interacional, Bakhtin (1981), e buscando conceitos em estudos da área textual e discursiva, assumem-se neste trabalho as definições de textualidade e intertextualidade em Koch (1997) e os conceitos de gêneros discursivos/textuais em Furlanetto (1996) e Meurer (2000). O trabalho, realizado com duas classes de segunda série do ensino médio, revela que ler e produzir alguns dos gêneros do discurso humorístico - chiste, crônica e charge - leva o aluno à percepção de importantes aspectos da língua e à reflexão sobre as funções dessa modalidade discursiva na sociedade. |