Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Nehring, Catia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T09:20:40Z
dc.date.available 2012-10-18T09:20:40Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 182613 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984
dc.description Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta tese tem como problemática: considerando o enunciado do problema matemático como um texto, que possui duas descrições de organização, o propósito é fazer uma análise de congruência e não-congruência das situações multiplicativas elementares de combinatória, na perspectiva de identificar: quais seriam os fatores que determinam a congruência ou não destes problemas? E, a proposição de uma representação intermediária, auxilia significativamente o processo de conversão? O objetivo geral foi identificar as diferentes situações multiplicativas elementares sustentadas pelo sentido operatório, trabalhadas nas séries iniciais, na perspectiva, de auxiliar o processo pedagógico na construção do conceito da operação de multiplicação, levando em consideração as variáveis redacionais do enunciado do problema, que os tornam congruentes ou não-congruentes e a utilização de uma representação intermediária como auxiliar a esse processo. Como referências teóricas utilizamos Duval, Vergnaud, Greer, Schwartz, Nesher, Nunes, Bryant, Maza e Franchi para entender o texto matemático e o sentido operatório. Os procedimentos metodológicos tiveram três envolvidos: os livros didáticos, os professores elaborando problemas e alunos de 5ª e 8ª séries resolvendo problemas multiplicativos de combinatória. Os registros de representação atribuídos pelos alunos, para o processo de conversão, foram categorizados, tabelados e analisados. Concluímos que a operação de multiplicação possui dos sentidos operatórios: adição sucessiva e produto cartesiano, sendo estes complementares. Observamos o quanto é significativo para o processo de conversão, a variação redacional, principalmente, nos enunciados que são modificados, considerando os fatores intrínsecos. Essa variação é fundamental para modificarmos o processo de conversão, pois é através da variação redacional que enfocamos os vários sentidos operatórios. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Multiplicadores pt_BR
dc.subject.classification Analise matematica pt_BR
dc.title Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória pt_BR
dc.type Tese(Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
182613.pdf 11.66Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar