A luta dos surdos pelo direito à educação e ao trabalho: relato de um vivência político-pedagógica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina

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A luta dos surdos pelo direito à educação e ao trabalho: relato de um vivência político-pedagógica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Da Ros, Silvia Zanatta pt_BR
dc.contributor.author Silva, Vilmar da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T05:51:21Z
dc.date.available 2012-10-18T05:51:21Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180508 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79610
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O estudo que apresento nesta dissertação tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades do Núcleo de Educação Profissional para Surdos (NEPS) do sistema Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Por se tratar de um setor de uma instituição, optei em realizar um estudo de caso histórico-institucional, tendo como fonte de investigação a fala viso-espacial dos alunos e egressos do NEPS e documentos oficiais que tratam da reforma da educação profissional brasileira. Para realizar esse estudo me aproximei de dois referenciais teóricos, o primeiro deles relativo à educação de surdos e o segundo à educação e trabalho, numa perspectiva crítica. Em relação ao primeiro, busquei fundamentação nos estudos surdos em educação que analisam os mecanismos de poder e saber exercidos pela ideologia dominante na educação de surdos e as formas de resistência dos movimentos surdos em relação a esses mecanismos de dominação. No segundo, orientei-me pelas reflexões que vêem a escola como um espaço contraditório, isto é, ao mesmo tempo que procura suprir as necessidades do capital, em alguns momentos também se vincula aos interesses da classe trabalhadora, mediante projetos político-pedagógicos que procuram democratizar o saber. Essa aproximação teórico-metodológica entre os estudos surdos em educação e uma escola que também lute pelos interesses da classe trabalhadora traz consigo a possibilidade de se pensar uma educação profissional bilíngüe para surdos que, por não se limitar à concepção individualizada e estreita contida no Decreto no 2.208/97, avança como uma proposta que se organiza a partir das relações sociais de produção vividas concretamente pela classe trabalhadora, na qual o trabalho se constitui como princípio educativo. pt_BR
dc.format.extent xi, 113 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Surdos - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.title A luta dos surdos pelo direito à educação e ao trabalho: relato de um vivência político-pedagógica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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