dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ferrari, Nadir |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andrade, Beatrice Londero de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T05:27:03Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T05:27:03Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178710 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79571 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Investiga até que ponto, com relação ao estudo do sistema imunológico, a preocupação bachelardiana a respeito da utilização de analogias e metáforas na ciência se confirma no contexto educacional. Verifica a utilização da metáfora da guerra na apresentação do sistema imunológico em livros didáticos de ensino fundamental e médio, utilizados nas escolas de Florianópolis/SC e a forma de abordagem concebida pelos professores na apresentação desse assunto. Emprega como instrumentos de pesquisa a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que o sistema imunológico geralmente é trabalhado de forma fragmentada no ensino fundamental e médio, não sendo possível ao aluno uma visão do funcionamento do sistema como um todo, ficando somente nos conceitos básicos e amplamente metafóricos. Tanto os autores dos livros didáticos analisados quanto os professores entrevistados utilizam a metáfora da guerra na explicação do sistema imunológico de uma forma não sistematizada, sem explicitar a sua utilização como recurso didático e sem desenvolver as relações analógicas presentes entre o sistema imunológico e a situação de guerra. Propõe uma abordagem sistematizada para o ensino do sistema imunológico, com o objetivo desenvolver as relações analógicas implícitas na metáfora da guerra |
pt_BR |
dc.format.extent |
139 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciências (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metafora |
pt_BR |
dc.title |
O ensino do sistema imunológico: da metáfora à analogia da guerra |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Zylbersztajn, Arden |
pt_BR |