dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pelandre, Nilcea Lemos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Maria Cândida Melo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T02:08:53Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T02:08:53Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176370 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79323 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É objeto de análise deste estudo o ensino da Língua Portuguesa como meio de apropriação e construção de conhecimento, através da linguagem oral e escrita, das práticas de leitura, de produção e reestruturação de texto. A opção por realizar a pesquisa no contexto de uma sala de aula permitiu a análise dos processos de interação verbal entre professor/alunos e entre alunos, revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. No sentido de elaborar um planejamento de intervenção, fez-se necessário realizar a observação da prática pedagógica da professora, como também dos desejos dos alunos, para a partir daí estabelecer uma metodologia embasada nos constritos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria de enunciação de Baktin. Conforme esses referenciais, os processos de interação sociais desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. A aplicação, portanto, da metodologia proposta pela pesquisadora, em conjunto com a professora, em uma 5ª série do Ensino Fundamental, da rede particular de ensino do município de Lages/SC, propiciou um rápido retorno por parte dos alunos e da professora com conseqüentes mudanças de atitudes em relação ao trabalho escolar. Espera-se, com a elaboração deste trabalho, oferecer elementos que venham a contribuir positivamente na ação pedagógica de professores de Língua Portuguesa, no contexto de sala de aula. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aquisição de linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.title |
Construindo conhecimentos de linguagem: uma experiência de ensino a partir de "causos" / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |