Alfabetização científica no contexto das séries iniciais /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Alfabetização científica no contexto das séries iniciais /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Delizoicov, Demetrio pt_BR
dc.contributor.author Lorenzetti, Leonir pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T01:58:26Z
dc.date.available 2012-10-18T01:58:26Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 161264 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79312
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo consiste em uma reflexão e contribuição das Ciências Naturais para o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas Séries Iniciais, analisando os significados e contribuições da alfabetização científica no contexto escolar, para o processo ensino-aprendizagem. Considerando-se que esta temática é pouco discutida nos meios educacionais brasileiros, o trabalho apresenta as discussões que giram em torno do tema em vários países, demonstrando como ele vem sendo discutido e contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências Naturais. Estes dados bibliográficos, aliados ao estudo da alfabetização, propiciaram o desenvolvimento de um conceito de alfabetização para as Séries Iniciais, compreendido como o processo pelo qual a linguagem das Ciências Naturais adquire significados, constituindo-se num meio de ampliação da cultura. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. Assim, é apresentada uma estrutura de programação, na qual destaca-se dez iniciativas didático-metodológicas que podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica, tendo em vista que aumentar e desenvolver a alfabetização científica é uma necessidade cultural, uma vez que os conteúdos das Ciências Naturais devem ser desenvolvidos de forma a possibilitar a compreensão dos conceitos científicos, contribuindo para o entendimento, a discussão e a intervenção neste mundo em evolução constante. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Alfabetização científica no contexto das séries iniciais / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
161264.pdf 5.966Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar