dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fleuri, Reinaldo Matias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Neppel, Liliane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T00:55:40Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T00:55:40Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171231 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79244 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho desenvolve um estudo etnográfico sobre as relações de poder a partir da aplicação de sanções (prêmios e castigos) aos alunos do Ensino Médio da Rede Particular de Ensino. Não obstante as diferenças entre as escolas da rede particular e as da rede pública, esta dissertação identifica semelhanças estruturais nas relações de poder, desenvolvidas na prática escolar. O relato da pesquisa inicia-se com a trajetória da construção do tema pela pesquisadora. A seguir, discute-se o poder e suas manifestações sob a égide do pensamento foucaultiano, no qual esse estudo está ancorado. Finalmente, procede-se à análise da prática cotidiana, tratando-se de revelar os mecanismos que são utilizados pela instituição para consolidar, ou não, as relações de poder implícitas na escola. As considerações feitas pretendem possibilitar debates, promover reflexões e tomada de consciência, ainda que a consciência como saber já esteja adquirida pelas massas e a consciência como sujeito esteja adquirida e ocupada pela burguesia. Romper com este quadro, passa pela compreensão das tramas e lides diárias no cotidiano escolar. |
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dc.format.extent |
169 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Poder (Ciências Sociais) |
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dc.subject.classification |
Poder disciplinar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disciplina escolar |
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dc.subject.classification |
Recompensas e punições na educação |
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dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
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dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
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dc.subject.classification |
Psicologia educacional |
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dc.subject.classification |
Punição (Psicologia) |
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dc.title |
Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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