Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos /

DSpace Repository

A- A A+

Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fleuri, Reinaldo Matias pt_BR
dc.contributor.author Neppel, Liliane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T00:55:40Z
dc.date.available 2012-10-18T00:55:40Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 171231 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79244
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho desenvolve um estudo etnográfico sobre as relações de poder a partir da aplicação de sanções (prêmios e castigos) aos alunos do Ensino Médio da Rede Particular de Ensino. Não obstante as diferenças entre as escolas da rede particular e as da rede pública, esta dissertação identifica semelhanças estruturais nas relações de poder, desenvolvidas na prática escolar. O relato da pesquisa inicia-se com a trajetória da construção do tema pela pesquisadora. A seguir, discute-se o poder e suas manifestações sob a égide do pensamento foucaultiano, no qual esse estudo está ancorado. Finalmente, procede-se à análise da prática cotidiana, tratando-se de revelar os mecanismos que são utilizados pela instituição para consolidar, ou não, as relações de poder implícitas na escola. As considerações feitas pretendem possibilitar debates, promover reflexões e tomada de consciência, ainda que a consciência como saber já esteja adquirida pelas massas e a consciência como sujeito esteja adquirida e ocupada pela burguesia. Romper com este quadro, passa pela compreensão das tramas e lides diárias no cotidiano escolar. pt_BR
dc.format.extent 169 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Poder (Ciências Sociais) pt_BR
dc.subject.classification Poder disciplinar pt_BR
dc.subject.classification Disciplina escolar pt_BR
dc.subject.classification Recompensas e punições na educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Psicologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Punição (Psicologia) pt_BR
dc.title Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
171231.pdf 10.49Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar