Abstract:
|
DESCRIÇÃO: Esta dissertação trata da política educacional nos anos 90, particularmente dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e seu modo de organizar conteúdos e procedimentos didáticos para o ensino de História do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as concepções políticas que o constituem, apreendendo-as no âmbito da disputa hegemônica. METODOLOGIA: O estudo documental, base metodológica desse trabalho, constitui-se por uma abordagem histórica e inclui os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos nacionais e internacionais produzidos no período pelo Ministério da Educação e do Desporto - MEC, e pelas Agências Multilaterais, Banco Mundial, CEPAL e UNESCO. CONTEÚDOS: Analisou-se categorias comuns aos documentos constatando-se as relações intrínsecas que mantêm com os pressupostos do neoliberalismo. Atribui-se à História a função de formar a identidade do moderno cidadão brasileiro a partir dos delineamentos emanados das Agências Multilaterais de fomento. Seu sentido político é dado pelas forças do mercado, cabendo ao Estado o papel de regulador e moderador de conflitos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a política curricular é uma ação estatal que se define pelo intento de legitimar concepções de mundo tendo em vista consolidar novo paradigma de sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As fontes desta pesquisa incluíram 29 documentos nacionais e 07 de ordem internacional. |