dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pietrocola, Maurício |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Alves Filho, Jose de Pinho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T22:15:01Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T22:15:01Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
161719 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015 |
|
dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um estudo analítico sobre o laboratório didático de Física é realizado fazendo uso de três fontes [livros didáticos até 1960, projetos de ensino de Física estrangeiros e nacionais e investigações apresentados nos Simpósios de Ensino de Física (SNEF) e nos Encontros de Pesquisadores de em Ensino de Física (EPEF)] procurando caracterizar a concepção de ensino de laboratório predominante. É realizada uma discussão sobre a "experiência" como instrumento socialmente aceito para a elaboração do conhecimento vulgar e sobre a "experimentação", instrumento historicamente construído para a produção do conhecimento científico, buscando determinar o papel de cada uma delas no ensino de Física. Utilizando da Transposição Didática como instrumento de análise, é localizada a razão epistemológica da presença do laboratório no ensino e caracterizado o método experimental como seu objeto de ensino. A partir da adoção de uma concepção epistemológica construtivista para o ensino de Física, é proposta a atividade experimental (AE) como um novo instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista (didático) entre professor, estudante e conhecimento científico. Nesta ótica, foram elaboradas categorias de atividades experimentais, associadas aos diferentes momentos do diálogo, sem caráter ou configuração prescritiva. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, [370]f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fisica (Segundo grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Didatica (primeiro grau) |
pt_BR |
dc.title |
Atividades experimentais :: do método à prática construtivista / |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |