dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Amaral, Rosangela Aparecida Morais do |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T22:12:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T22:12:08Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185269 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79011 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo analisa as possibilidades e limites da manutenção da educação infantil em municípios pequenos, frente ao atual sistema de financiamento e gestão de recursos para a educação no Brasil. Tomou-se para estudo o município de Herval d'Oeste-SC, analisando-se sua rede de ensino, o quadro de creches e pré-escolas na faixa etária de 0 a 6 anos, a integração aos sistema educacional e as fontes de financiamento para a educação infantil. Os dados de caracterização foram coletados diretamente nas creches e pré-escolas e complementados com informações da própria administração municipal através de questionários. O estudo permitiu identificar que há um longo caminho para a concretização da educação infantil como primeira etapa da educação básica, que passa pela conquista de fontes de financiamento para manutenção e ampliação das creches e pré-escolas no município. |
pt_BR |
dc.format.extent |
vii, 158 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Financiamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Herval D'Oeste (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Educação infantil e gestão municipal: possibilidades e limites de financiamento - o caso de Herval D'Oeste |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |