A instituição escolar em Lages, no contexto de uma administração participativa (1977-1982)

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A instituição escolar em Lages, no contexto de uma administração participativa (1977-1982)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Maria Celia Marcondes de pt_BR
dc.contributor.author Souza, Ana Rita de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:58:39Z
dc.date.available 2012-10-17T18:58:39Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 170637 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78772
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa no campo da história da educação, mais especificamente no município de Lages, Santa Catarina, está voltada, prioritariamente a investigar e aprofundar a explicitação das condições que viabilizaram à Instituição Escolar constitui-se como elemento articulador, essencial ao desenvolvimento de práticas inovadoras, no interior de uma administração pública municipal (1977-1982), cujo período, lembramos, marcado pela vigência do regime militar em nível nacional. Na pesquisa, retomam-se as categorias que expressaram as idéias educativas/pedagógicas da "Equipe Dirceu Carneiro", tenta-se compreender as relações entre as diretrizes do partido político - MDB até (1979), e depois do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB e as práticas sociais que as explicitaram na administração de "democracia participativa". A argumentação é construída no sentido de afirmar que a gênese do Projeto Educacional da "Força do Povo", teve seu prenúncio, ainda no "Seminário de Porto Alegre"(1976), promovido pelo partido MDB, cujos desdobramentos, irão marcar a "Escola do Povo", através de uma prática contraditória, uma vez que, propõe-se por um lado, seguir à risca as orientações partidárias e, de outro, nega-las, através de uma "sanitarização" da sigla partidária, tendo como locus a própria escola. Para dar conta da investigação, são revisitadas, a gestão de Furtado(MDB), anterior à de Dirceu Carneiro, as Políticas Educacionais e Legislações de Ensino, no período em foco e escolas municipais de Lages. A presente pesquisa envolveu alunos, pais, professores e gestores da educação da época. Por fim, apresenta-se um "inventário bibliográfico" sobre a gestão participativa, visando resgatar a produção existente, bem como, contribuir com novas investigações. pt_BR
dc.format.extent [220] f.| il., grafs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educacao - pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Lages (SC) pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Politica e educação pt_BR
dc.title A instituição escolar em Lages, no contexto de uma administração participativa (1977-1982) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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