dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Anastasiou, Léa das Graças Camargos. |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Machado, Elenir Aparecida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T17:18:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T17:18:45Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
172915 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78644 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo identificar que elementos metodológicos, na visão de professores e alunos do curso de pedagogia, constituem-se como articuladores da aprendizagem de alunos trabalhadores. Buscou-se trabalhar dentro da abordagem qualitativa, assumindo a forma de estudo de caso, por entender que este possibilita a interpretação do contexto, de forma acurada permitindo aprofundamento dos dados. O estudo está dividido em quatro capítulos. No primeiro procura situar o ensino noturno, principalmente no Estado de Santa Catarina, onde na década de 70 ocorre a proliferação de Instituições isoladas, que tem, ainda hoje, como característica principal à oferta de cursos noturnos. No segundo capitulo, busca-se construir um referencial teórico partindo de alguns estudos sobre o ensino superior no Brasil, enfocando principalmente questões relacionadas à metodologia de ensino, a aprendizagem, a universidade noturna, o aluno trabalhador e a formação do docente do ensino superior. No capitulo terceiro apresenta os dados referentes à pesquisa empírica, realizada com alunos e professores do curso de Pedagogia, a partir dos quais se busca estabelecer uma relação com o referencial teórico inicial. No quarto capitulo, procura, levantar alguns elementos da metodologia de ensino que possibilitam a articulação do ensino e da aprendizagem no ensino noturno. O ensino noturno retrata uma realidade de uma classe que onde o desejo de conhecer é superior ao cansaço físico. Trazem consigo a esperança e a vontade de encontrar uma luz que aponte para um mundo mais igual. Construir este mundo requer o desenvolvimento de habilidades que levam o aluno a aprender a aprender constantemente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
[200] f.| grafs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas noturnas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |