Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC /

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vendramini, Celia Regina pt_BR
dc.contributor.author Freitas, Jair Orandes de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T15:17:04Z
dc.date.available 2012-10-17T15:17:04Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 176467 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78501
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract de professores no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Lages, Santa Catarina. O objetivo foi conhecer a concepção dos professores e alunos do curso de pedagogia sobre pesquisa e a forma como ela se materializa no referido curso. Como procedimento metodológico, utilizamos o questionário (respondido por professores e alunos do curso); a análise de documentos a respeito do curso de pedagogia da Uniplac e o estudo bibliográfico do tema em questão. Escolhemos entre os 33 professores do curso, 30 %, num total de 11 professores, levando em consideração os que lecionavam há mais tempo no curso e com maior número de aulas semanais. Na escolha dos alunos, levamos em consideração as duas turmas de estagiários, sexto e oitavo semestres de 1999, por se encontrarem no final do curso e terem melhores condições para responderem ao questionário. Dos 16 grupos de estagiários das duas turmas, solicitamos a colaboração e obtivemos disponibilidade imediata de 05 grupos do oitavo semestre e 03 do sexto. Após estudos e análise dos dados, organizamos a dissertação da seguinte forma: no primeiro capítulo foram discutidos três modelos de professor: técnico, reflexivo e pesquisador. No segundo, expusemos e analisamos a prática da pesquisa dos professores e alunos do curso de pedagogia da Uniplac, sua concepção sobre pesquisa e o que se faz de concreto em termos de pesquisa no decorrer do curso. A partir dos estudos teóricos e da pesquisa junto aos professores e alunos, no terceiro capítulo, a análise pautou-se na perspectiva da formação de professores, levando em consideração a formação pessoal e profissional do professor, o trabalho docente, as expectativas sociais sobre o trabalho docente e as aspirações dos professores e alunos sobre formação de professores. pt_BR
dc.format.extent [120] f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.title Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176467.pdf 6.481Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar