dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vendramini, Celia Regina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Freitas, Jair Orandes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T15:17:04Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T15:17:04Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176467 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78501 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
de professores no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Lages, Santa Catarina. O objetivo foi conhecer a concepção dos professores e alunos do curso de pedagogia sobre pesquisa e a forma como ela se materializa no referido curso. Como procedimento metodológico, utilizamos o questionário (respondido por professores e alunos do curso); a análise de documentos a respeito do curso de pedagogia da Uniplac e o estudo bibliográfico do tema em questão. Escolhemos entre os 33 professores do curso, 30 %, num total de 11 professores, levando em consideração os que lecionavam há mais tempo no curso e com maior número de aulas semanais. Na escolha dos alunos, levamos em consideração as duas turmas de estagiários, sexto e oitavo semestres de 1999, por se encontrarem no final do curso e terem melhores condições para responderem ao questionário. Dos 16 grupos de estagiários das duas turmas, solicitamos a colaboração e obtivemos disponibilidade imediata de 05 grupos do oitavo semestre e 03 do sexto. Após estudos e análise dos dados, organizamos a dissertação da seguinte forma: no primeiro capítulo foram discutidos três modelos de professor: técnico, reflexivo e pesquisador. No segundo, expusemos e analisamos a prática da pesquisa dos professores e alunos do curso de pedagogia da Uniplac, sua concepção sobre pesquisa e o que se faz de concreto em termos de pesquisa no decorrer do curso. A partir dos estudos teóricos e da pesquisa junto aos professores e alunos, no terceiro capítulo, a análise pautou-se na perspectiva da formação de professores, levando em consideração a formação pessoal e profissional do professor, o trabalho docente, as expectativas sociais sobre o trabalho docente e as aspirações dos professores e alunos sobre formação de professores. |
pt_BR |
dc.format.extent |
[120] f.| tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |