O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó

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O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Taglieber, Jose Erno pt_BR
dc.contributor.author Grando, Cláudia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:31:39Z
dc.date.available 2012-10-17T14:31:39Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175941 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78450
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa analisamos a ação pedagógica do acadêmico, levantando as articulações que estabelece entre o concreto, o abstrato e o formal ao desenvolver o estágio curricular do curso de Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó e identificando a postura epistemológica que apresenta em seu discurso e ação. Há um predomínio da exposição formal e da linguagem matemática na docência dos acadêmicos pesquisados. Iniciam por definições e conceitos, caminhando rapidamente para símbolos, regras, algoritmos e métodos, não ocorrendo processo de construção do conhecimento pela mediação da abstração. Quem domina o conhecimento é o professor, e este vai "repassá-lo" aos alunos, evidenciando-se uma postura epistemológica empirista. A construção do conhecimento envolve duas dimensões complementares: conteúdo e forma, exigindo do professor a capacidade de desafiar o aluno nestas duas dimensões, refazendo seus instrumentos de assimilação por processo de reflexionamento e reflexão. Optamos por Piaget como principal apoio teórico por acreditarmos que o conhecimento se dá em um processo de construção, baseado na ação e coordenação de ações, sendo que a aprendizagem só ocorre se o aluno agir e problematizar sua ação através de um processo mediador de abstração reflexionante que não é espontâneo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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