dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Taglieber, Jose Erno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Grando, Cláudia Maria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:31:39Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T14:31:39Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175941 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78450 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa analisamos a ação pedagógica do acadêmico, levantando as articulações que estabelece entre o concreto, o abstrato e o formal ao desenvolver o estágio curricular do curso de Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó e identificando a postura epistemológica que apresenta em seu discurso e ação. Há um predomínio da exposição formal e da linguagem matemática na docência dos acadêmicos pesquisados. Iniciam por definições e conceitos, caminhando rapidamente para símbolos, regras, algoritmos e métodos, não ocorrendo processo de construção do conhecimento pela mediação da abstração. Quem domina o conhecimento é o professor, e este vai "repassá-lo" aos alunos, evidenciando-se uma postura epistemológica empirista. A construção do conhecimento envolve duas dimensões complementares: conteúdo e forma, exigindo do professor a capacidade de desafiar o aluno nestas duas dimensões, refazendo seus instrumentos de assimilação por processo de reflexionamento e reflexão. Optamos por Piaget como principal apoio teórico por acreditarmos que o conhecimento se dá em um processo de construção, baseado na ação e coordenação de ações, sendo que a aprendizagem só ocorre se o aluno agir e problematizar sua ação através de um processo mediador de abstração reflexionante que não é espontâneo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |