dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Castelli, Marco Antonio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Montanha, Eleonora Vieira dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:27:37Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T14:27:37Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
161861 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78445 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Análise da temática da morte e da linguagem e estrutura musical em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, ressaltando a importância de uma leitura sócio-antropológica da obra. Embasa-se nos conceitos de alegoria de Walter Benjamin e de estrutura do mito, de Lévi-Strauss. Ressalta ser a morte (em sua dimensão física, metafísica, individual e social) a grande protagonista da ópera de Autran e estabelece a correlação entre estrutura formal e conteúdo: para retratar um universo cindido e plural, no qual cada voz introduz um fragmento distinto da (H)história, o tom musical assume a forma de uma fuga. Da bissetriz impossível destas vozes deriva a figura suprema da alegoria autraniana: a desintegração da experiência individual e coletiva. |
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dc.format.extent |
xvi, 147f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.title |
No compasso das horas :: música e morte na obra de Autran Dourado / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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