Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /

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Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bianchetti, Lucídio pt_BR
dc.contributor.author Campagnolo, Antônio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:18:05Z
dc.date.available 2012-10-17T14:18:05Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 173121 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78432
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Através desta pesquisa objetivamos refletir, a partir da perspectiva bachelardiana, sobre a importância de conhecer quais são os obstáculos que se interpõem entre o aluno e suas manifestações em linguagem escrita no processo de escolarização formal. Visamos também apreender, através do desencadeamento de uma pesquisa-ação, as maneiras como estes obstáculos se materializam no dia-a-dia do trabalho dos professores e alunos e desencadeamos estratégias visando provocar as rupturas necessárias para a superação desses obstáculos. Partindo do pressuposto de que a construção e o registro de conceitos e da produção em geral na academia passam, fundamentalmente, pela escrita, vislumbramos a possibilidade e mesmo a necessidade de questionar e problematizar a forma de operacionalização dessa linguagem pelos professores escrita em sala de aula, uma vez que ela não se configura no desafio que deveria e poderia em função de obstáculos que acabam inibindo a concretização desse processo. Os aspectos problemáticos que norteiam a manifestação dos alunos nessa linguagem, enquanto práxis inerente ao ser/fazer universidade, apresentam-se, com especial intensidade, no momento da correção-avaliação das manifestações escritas dos acadêmicos. Os elementos empíricos para aprofundar a discussão/compreensão dessa problemática a fim de visualizar meios que possam contribuir para a superação de obstáculos pedagógicos e epistemológicos no processo da escrita foram obtidos em uma turma do Curso de Letras da UNOESC-Chapecó no ano de 1999. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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