dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Scheibe, Leda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cord, Deisi |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:50:03Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T13:50:03Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
241208 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78398 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho pretende contribuir para as discussões acerca da formação continuada em serviço de professores das séries iniciais, tendo a escola como locus de formação. Realizou-se uma pesquisa em quatro grupos de profissionais que passaram pela vivência de projetos de alfabetização em suas unidades escolares, durante dois anos consecutivos, contando com 20 h semanais de reflexão sistemática sobre a ação empreendida em sala de aula. Tais projetos configuraram-se a partir de propostas construídas pelas próprias unidades escolares à Secretaria Municipal de Educação do Município de Florianópolis, durante a gestão 93/96. De forma autônoma, os grupos constituídos organizaram a auto-gestão de sua formação em serviço, buscando aperfeiçoamento prático-teórico a partir da problematização da prática pedagógica instituída, objetivando a redução dos índices de repetência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A análise deste processo ocorreu mediante a pesquisa em documentos oficiais publicados pela Secretaria Municipal de Educação, durante a gestão 93/96, aliada a entrevistas com profissionais - professoras e coordenadoras - que participaram dos projetos. Ao concluir as análise, tecem-se algumas considerações acerca das diferenças entre esta modalidade de formação e as formas tradicionais existentes, considerando que a primeira, apesar de necessitar ainda de ajustes, supera a segunda em aspectos qualitativos relevantes. Realizam-se ainda considerações acerca da experiência vivenciada, tais como: necessidade de um maior envolvimento entre as escolas e a SME, demandando organização do coletivo das unidades escolares e ressignificação do projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino, bem como investimentos na formação do papel do coordenador dos grupos em formação. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Educação permanente |
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dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Formação |
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dc.title |
A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão Frente Popular - 93/96 |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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