A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão Frente Popular - 93/96

DSpace Repository

A- A A+

A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão Frente Popular - 93/96

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scheibe, Leda pt_BR
dc.contributor.author Cord, Deisi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:50:03Z
dc.date.available 2012-10-17T13:50:03Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 241208 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78398
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho pretende contribuir para as discussões acerca da formação continuada em serviço de professores das séries iniciais, tendo a escola como locus de formação. Realizou-se uma pesquisa em quatro grupos de profissionais que passaram pela vivência de projetos de alfabetização em suas unidades escolares, durante dois anos consecutivos, contando com 20 h semanais de reflexão sistemática sobre a ação empreendida em sala de aula. Tais projetos configuraram-se a partir de propostas construídas pelas próprias unidades escolares à Secretaria Municipal de Educação do Município de Florianópolis, durante a gestão 93/96. De forma autônoma, os grupos constituídos organizaram a auto-gestão de sua formação em serviço, buscando aperfeiçoamento prático-teórico a partir da problematização da prática pedagógica instituída, objetivando a redução dos índices de repetência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A análise deste processo ocorreu mediante a pesquisa em documentos oficiais publicados pela Secretaria Municipal de Educação, durante a gestão 93/96, aliada a entrevistas com profissionais - professoras e coordenadoras - que participaram dos projetos. Ao concluir as análise, tecem-se algumas considerações acerca das diferenças entre esta modalidade de formação e as formas tradicionais existentes, considerando que a primeira, apesar de necessitar ainda de ajustes, supera a segunda em aspectos qualitativos relevantes. Realizam-se ainda considerações acerca da experiência vivenciada, tais como: necessidade de um maior envolvimento entre as escolas e a SME, demandando organização do coletivo das unidades escolares e ressignificação do projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino, bem como investimentos na formação do papel do coordenador dos grupos em formação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão Frente Popular - 93/96 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
241208.pdf 591.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar