O ensino da educação física: uma visão teórica - prática no ensino fundamental - um estudo de caso /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino da educação física: uma visão teórica - prática no ensino fundamental - um estudo de caso /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shigunov, Viktor pt_BR
dc.contributor.author Dorneles, Cléia Inês Rigon pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:32:11Z
dc.date.available 2012-10-17T13:32:11Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 173622 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78384
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. pt_BR
dc.description.abstract A abordagem da temática "relação" entre teoria e prática tem sido uma busca constante em todas as áreas do conhecimento científico. A retomada dessa temática justifica-se pela permanência desse conflito e sua diversidade de enfoques que recebeu, ao lado das visões clássicas, estendendo-se até as visões mais atuais. No ensino da Educação Física, talvez pelo seu caráter prático, ou mesmo, pelo seu percurso histórico, as vivências das atividades corporais intensas foram impactantes. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre teoria e prática no processo de trabalho pedagógico dos professores de Educação Física do ensino fundamental. A estratégia metodológica utilizada foi um Estudo de Caso único com Sub-Unidades, abrangendo o grupo de professores de Educação Física do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Rosa - R.S. A técnica utilizada no trabalho de campo foi um questionário, organizado em seis categorias: Informações Pessoais, Planejamento, Conteúdo, Processo de Ensino, Formação Profissional e Formação Continuada. Este teve como finalidade analisar as diferenças apresentadas em cada categoria e agrupa-las nas Sub-Unidades, que foram os procedimentos adotados para a dinâmica deste estudo. As entrevistas semi-estruturada e as observações tiveram como referência o protocolo que norteou a entrevista e as Guias de observações, que abordaram uma seqüência de questões que auxiliaram o desenvolvimento da pesquisa. Tanto as entrevistas quanto as guias de observações foram realizadas apenas com os professores que foram agrupados nas Sub-Unidades "A", "B", e "C". Concluiu-se que as Sub-Unidades "A" "B" e "C", demonstraram dificuldades com intensidade diferentes no ensino da Educação Física em relação a teoria e a prática estabelecida no processo de trabalho pedagógico e que as mesmas não conseguem estabelecer uma relação de unidade. As três Sub-Unidades seguem a proposta curricular da rede, porém encontram-se momentos distintos em cada uma destas Sub-Unidades "A", os professores se encontram adaptados com a proposta e buscam inovar constantemente o ensino, na Sub-Unidade "B" encontram-se no período de socialização no ensino, priorizando os conteúdos da proposta e suas experiências pessoais, e, por último na Sub-Unidade "C" encontram-se em resistência com a proposta, no ensino priorizam a suas experiências. Em relação a mudança de comportamento nas práticas pedagógicas somente na Sub-Unidade "A" pode-se observar mudança de comportamento, já a Sub-Unidade "B" e Sub-Unidade "C" observou-se poucas mudanças em relação as práticas pedagógicas. Sugerimos algumas intervenções aos cursos de formação profissional, aos professores da rede e aos demais, também a Secretaria Municipal de Educação. As intervenções algumas foram elaboradas pelos professores pesquisados e outras pelo pesquisador, com a intenção de se criar um vínculo de continuidade do estudo. pt_BR
dc.format.extent xiii, 155 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação de base pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title O ensino da educação física: uma visão teórica - prática no ensino fundamental - um estudo de caso / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
173622.pdf 5.401Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar