Diálogos sobre o não aprender

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Diálogos sobre o não aprender

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Da Ros, Silvia Zanatta pt_BR
dc.contributor.author Hostins, Regina Célia Linhares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:16:26Z
dc.date.available 2012-10-17T13:16:26Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175666 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como propósito analisar os discursos pedagógicos sobre sujeitos que "não aprendem", com vistas a apreender suas condições de produção, bem como as contradições que determinam sua construção. Sua principal fonte de investigação é o conjunto de documentos que encaminha alunos das escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina para o Serviço de Apoio Pedagógico, modalidade de ensino especializado em funcionamento nessas escolas. Os discursos mereceram um estudo aprofundado no sentido de compreender: Como e por que são produzidos ? Em que condições são produzidos? Com quem dialogam? O que expressam das relações sociais? As análises suscitaram a discussão de conceitos como: diferença e deficiência; linguagem, discurso e dialogia; pertencimento, exclusão e desfiliação. Para compreendê-los procurou-se aprofundar o diálogo com interlocutores como Vygotsky e Bakthin, expandindo-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos no campo da história e da sociologia - com as obras de Ginzburg, Thompson, Goffmann e Castel - bem como com estudos de Eni Orlandi no campo da análise do discurso. A pesquisa consistiu na descrição e análise dos textos (68 relatórios pedagógicos), elaborados por professores e especialistas das escolas regulares, no sentido de rastrear sua conexão íntima e identificar as suas marcas discursivas. À primeira vista, os textos em análise pareceram fortemente marcados pela repetição. Todavia, o que se observou, num olhar mais detido, foram as contradições que permeiam esse jogo instável de sentidos. Nesses discursos encontra-se, então, não só as palavras do outro, ocultas ou semi-ocultas nas palavras de professores e especialistas, como também, as ressonâncias longínquas e quase inaudíveis de elos anteriores, próximos e distantes, da comunicação cultural. Neles manifesta-se um diálogo entre as opiniões que se produzem na vida cotidiana, o sistema de crenças e superstições, as tendências teóricas, a ciência e a política. A compreensão dessa dinâmica conduziu ao estudo das metamorfoses da desfiliação ou da invalidação social e suas manifestações na escola, para compreender a constituição desse processo histórico que ameaça setores mais amplos da sociedade, criando os "inúteis para o mundo". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Capacidade de aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Compreensao pt_BR
dc.title Diálogos sobre o não aprender pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Furlanetto, Maria Marta pt_BR


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