dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Da Ros, Silvia Zanatta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Hostins, Regina Célia Linhares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:16:26Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T13:16:26Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175666 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como propósito analisar os discursos pedagógicos sobre sujeitos que "não aprendem", com vistas a apreender suas condições de produção, bem como as contradições que determinam sua construção. Sua principal fonte de investigação é o conjunto de documentos que encaminha alunos das escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina para o Serviço de Apoio Pedagógico, modalidade de ensino especializado em funcionamento nessas escolas. Os discursos mereceram um estudo aprofundado no sentido de compreender: Como e por que são produzidos ? Em que condições são produzidos? Com quem dialogam? O que expressam das relações sociais? As análises suscitaram a discussão de conceitos como: diferença e deficiência; linguagem, discurso e dialogia; pertencimento, exclusão e desfiliação. Para compreendê-los procurou-se aprofundar o diálogo com interlocutores como Vygotsky e Bakthin, expandindo-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos no campo da história e da sociologia - com as obras de Ginzburg, Thompson, Goffmann e Castel - bem como com estudos de Eni Orlandi no campo da análise do discurso. A pesquisa consistiu na descrição e análise dos textos (68 relatórios pedagógicos), elaborados por professores e especialistas das escolas regulares, no sentido de rastrear sua conexão íntima e identificar as suas marcas discursivas. À primeira vista, os textos em análise pareceram fortemente marcados pela repetição. Todavia, o que se observou, num olhar mais detido, foram as contradições que permeiam esse jogo instável de sentidos. Nesses discursos encontra-se, então, não só as palavras do outro, ocultas ou semi-ocultas nas palavras de professores e especialistas, como também, as ressonâncias longínquas e quase inaudíveis de elos anteriores, próximos e distantes, da comunicação cultural. Neles manifesta-se um diálogo entre as opiniões que se produzem na vida cotidiana, o sistema de crenças e superstições, as tendências teóricas, a ciência e a política. A compreensão dessa dinâmica conduziu ao estudo das metamorfoses da desfiliação ou da invalidação social e suas manifestações na escola, para compreender a constituição desse processo histórico que ameaça setores mais amplos da sociedade, criando os "inúteis para o mundo". |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Capacidade de aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem nas criancas |
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dc.subject.classification |
Compreensao |
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dc.title |
Diálogos sobre o não aprender |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Furlanetto, Maria Marta |
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