dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lazari, Joana Sueli de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Gilnei Magnus dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:54:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T12:54:48Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
173615 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78334 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste estudo procura-se caracterizar a ambiência comunicativa na sala de aula de Língua Estrangeira (LE), destacando o papel da comunicação docente como preponderante na configuração desse ambiente. Este trabalho não busca sugerir opções metodológicas para o ensino de LE, mas, como um trabalho de cunho teórico, resultou em reflexões a respeito da comunicação em LE em contextos formais de ensino e do papel que a comunicação do professor exerce nesse contexto. O que se sugere nessa proposta de ambiência comunicativa é uma reinterpretação da abordagem comunicativa embutida em uma concepção de comunicação voltada para o entendimento, ou, em outras palavras, para um agir comunicativo. O perfil do professor comunicador surge, nesse contexto, como uma alternativa para uma ação didática fertilizadora de entendimentos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente de sala de aula |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores e alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |