Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caravantes, Geraldo Ronchetti. pt_BR
dc.contributor.author Kunzler, Jacob Paulo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:49:09Z
dc.date.available 2012-10-17T12:49:09Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 181805 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78326
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta o perfil, as estratégias e as tendências do modelo de Trading Companies brasileiras puras. Caracteriza-se como um estudo de caso, com análises quantitativas e qualitativas específicas do universo de empresas com Certificado de Registro Especial junto ao Governo brasileiro. O trabalho embasou-se a partir de cinco perguntas norteadoras - as principais funções e estruturas de uma empresa real; as características e estratégias utilizadas pelas Tradings; o perfil recomendado para um Trader; a tendência de participação das Tradings no mercado exportador brasileiro; e a influência do ambiente internacional nas estratégias competitivas das Trading Companies - as quais possibilitaram desvelar informações inéditas e valiosas para a compreensão dos rumos do segmento de Trading Companies e do comércio exterior brasileiro. Como destaque, citam-se algumas conclusões: as funções das Tradings variam e a estrutura parece combinar com o modelo institution building; Tradings de elevada especialização e estruturas apropriadas têm maior acesso ao mercado; as Tradings estão perdendo forças competitivas diante da política brasileira de ampliação da base exportadora e da atuação das empresas comerciais exportadoras comuns e estão apresentando, inclusive, forte involução no número de empresas e exportações, a partir das mudanças do cenário internacional e da abertura comercial do Brasil; as empresas Tradings mudaram a sua atuação de somente exportadoras para, exportadoras e importadoras ou, em alguns casos, exclusivamente importadoras; e o perfil desejado para o Trader está relacionado às variáveis que influenciam o comércio internacional pt_BR
dc.format.extent xv, 147 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Empresas comerciais exportadoras pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.title Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181805.pdf 8.347Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar