Projeto político-pedagógico escolar: instrumento de mudança ou a própria mudança?: a Escola do Ceará, uma experiência a ser compartilhada /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Projeto político-pedagógico escolar: instrumento de mudança ou a própria mudança?: a Escola do Ceará, uma experiência a ser compartilhada /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scheibe, Leda pt_BR
dc.contributor.author Reynaud, Rose Margareth pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:47:25Z
dc.date.available 2012-10-17T12:47:25Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174381 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78323
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi compreender o que os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Criciúma entendem por Projeto Político-pedagógico, e analisar como este vem sendo construído no dia-a-dia das escolas. Este estudo foi realizado a partir de uma pesquisa com as diretoras da Rede Municipal de Ensino de Criciúma/SC e de um estudo de caso em uma escola municipal. A Escola Reunida Professor Moacyr Jardim de Menezes, conhecida como Escola do Ceará, foi a escolhida por Ter se destacado no município, pelo trabalho desenvolvido, sendo pioneira em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito à participação comunitária. Com os dados levantados no questionário aplicado aos diretores da Rede Municipal de Ensino, com a observação feita no dia-a-dia da escola onde entrevistamos docentes, funcionários, alunos, pais e pessoas da comunidade envolvidos, e com a análise dos documentos escolares existentes, relacionados com a política do país, foi possível perceber qual a concepção de educação que perpassa pelos projetos escolares municipais e apontar os aspectos que favorecem, e os maiores entraves para a construção do Projeto Político-Pedagógico escolar pt_BR
dc.format.extent xii, 131 f.| il., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Escolas - pt_BR
dc.subject.classification Organizacao e administracao pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Criciuma (SC) pt_BR
dc.subject.classification Criciuma (SC) pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de escolas municipais pt_BR
dc.title Projeto político-pedagógico escolar: instrumento de mudança ou a própria mudança?: a Escola do Ceará, uma experiência a ser compartilhada / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
174381.pdf 37.88Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar