dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Etges, Norberto Jacob |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rupolo, Neila Salete |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:43:17Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T12:43:17Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
173868 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A visão fisicalizada da realidade,nos séculos XVIII e XIX que entendia o cosmo, a natureza, a sociedade e cada indivíduo como partículas isoladas que interagem mecanicamente segundo relações causais, instituiu o paradigma da certeza, onde o conhecimento, o ensinar e o aprender também trazem a sua marca. Nas primeiras décadas do século XX a Nova Física faz proposições orientadas para uma direção que sugere mudança radicais na maneira de conceber o cosmo, a natureza, a sociedade, os seres humanos e conseqüentemente, o conhecimento o ensinar e o aprender. A Física deixa de ser o centro de todas as ciências. Novas idéias ocorrem em todas as ciências. As 'estruturas dissipativas' de Prigogine, as 'dobras' de Bohm e a 'autopoiese' de Maturana e Varela propõem uma nova visão dos organismos viv os e, em função disso, uma visão construtiva do processo de cognição. As ciências vivem o paradigma da incerteza, a maior parte das instituições educacionais e os educadores não. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Paradigmas (Ciencias sociais) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teoria do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |