Atividade física em educação física: da disciplinarização ao prazer da expressão corporal /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Atividade física em educação física: da disciplinarização ao prazer da expressão corporal /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR
dc.contributor.author Silva, Hilton Borba e pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T11:34:01Z
dc.date.available 2012-10-17T11:34:01Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 171030 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78219
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. pt_BR
dc.description.abstract A elaboração deste estudo tem como objetivo maior, confirmar a vocação disciplina- rizadora do entendimento de atividade física, para depois reconceituá-la com os significados do prazer da expressão corporal. Por tratar-se de uma pesquisa histórico-filosófica, com observância ao método de Análise de Conteúdo, ao qual se adaptou a técnica da reconceptualização histórica, resolveu-se situar a análise em três partes e, em cada uma, buscou-se investigar signos e significados que poderiam vir responder à situação-problema. Na primeira parte, procura-se rever o entendimento de atividade física que, consignado pela transição feudalismo-capitalismo, altera-se com o advento da Revolução Industrial, até sedimentar-se no século XVIII, quando os seus significados atrelam-se à idéia de corporalidade disciplinarizada. Na segunda parte, acatando a referência foucaultiana sobre a existência de uma "história política do corpo", passa-se a refletir sobre as influências do pensamento moderno dos pedagogos liberais que não prescindiam da utilização dos exercícios físicos, origem dos métodos ginásticos e da própria Ginástica. Em seguida esta análise pontua a trajetória do pensamento positivista, mais especificamente, as consequências do propagado "Consensus Universalis" que contribuiu para forjar e fixar uma visão de mundo ordeira e progressista e que, neste estudo, é reconceituada como sociedade do consenso. Na terceira parte, considerando a preocupante influência de fatores psicosocioculturais negativos sobre o ambiente escolar, propõe-se a continuidade da discussão, hoje um tanto desaquecida, sobre as possibilidades de uma Educação Física pelo e para os valores terapêuticos e socioculturais do lazer. Concluindo o estudo, apresenta-se algumas considerações a respeito da premente necessidade que o campo da Educação Física tem, em procurar outras explicações, outros fundamentos, para justificar melhor o exercício e a manutenção de suas relações com o campo dos valores terapêuticos e socioculturais (pedagógicos) do lazer. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Exercicios fisicos pt_BR
dc.subject.classification Lazer pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title Atividade física em educação física: da disciplinarização ao prazer da expressão corporal / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Camargo, Luiz Octavio de Lima pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
171030.pdf 4.701Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar