As relações entre cultura e subcultura: circunscrevendo a cultura corporal /

DSpace Repository

A- A A+

As relações entre cultura e subcultura: circunscrevendo a cultura corporal /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kunz, Elenor pt_BR
dc.contributor.author Avila, Astrid Baecker pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T11:21:02Z
dc.date.available 2012-10-17T11:21:02Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 182034 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78198
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física pt_BR
dc.description.abstract A educação Física (EF) escolar pode ser vista como um espaço de transmissão e resignificação da cultura, que juntamente com as demais disciplinas contribue para o processo de formação humana. Nesse sentido a cultura corporal constitui-se como foco de saber. Essa dissertação teve como objetivo fornecer os elementos para o delineamento da compreensão da cultura corporal na perspectiva de vislumbrar o conhecimento da EF escolar. Para tal, o caminho percorrido se deu pela opção da pesquisa teórica de análise de conteúdo que teve como instrumento textos escritos, análise documental e comunicações orais - extraídas de notícias, documentários e programas veiculados na televisão -. Foi necessário para o desenvolvimento da pesquisa identificar as concepções de cultura, a partir das contribuições da antropologia e da sociologia, percebendo-se a cultura não como algo homogêneo, mas permeada de conflitos. Na busca de compreender tais conflitos existentes na sociedade, o trabalho apoiou-se nas contribuições da crítica à economia política e da crítica à política, perpassando pelas categorias de fetiche da mercadoria, reificação e hegemonia. Isto culminou em uma reflexão sobre o fenômeno conhecido como "globalização". No capítulo seguinte, se fizeram presentes a análise sobre as subculturas, sendo elas, a cultura dominante, cultura popular e cultura de massas. No sentido de compreender a forma como estas se relacionam, buscando fazer relações com fatos de nossa realidade, evidenciando mais especificamente aquilo que se refere a cultura corporal. Assim, mesmo sabendo que a realidade é percebida através da forma fetichizada da mercadoria, e da reificação das relações humanas, é preciso no espaço rasgar esse véu, possibilitando para nossos/as alunos/as a vivência de outras formas de movimento além desses que têm ocupado hegemonicamente o espaço do saber escolar, bem como refletir com eles/as sobre instituído, questionando e possibilitando a criação de novas possibilidades para o movimento humano. Acredita-se que a seleção, organização e sistematização dos conteúdos da EF, seja tarefa a ser feita pelo coletivo da área e não uma busca individual, assim a pesquisa aponta alguns indicadores que podem auxiliar no delineamento da compreensão da cultura corporal enquanto saber escolar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Antropologia educacional pt_BR
dc.title As relações entre cultura e subcultura: circunscrevendo a cultura corporal / pt_BR
dc.type Dissertação(Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
182034.pdf 1.956Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar