Abstract:
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Os livros-referência utilizados em escolas de ensino de tecnologias agrícolas como fonte auxiliar para subsidiar o estabelecimento de uma compreensão em educação ambiental para a sustentabilidade agrícola, constituem o objeto de estudo deste trabalho. A amostra de dezessete livros foi obtida a partir da indicação das diretorias de ensino de cinco escolas técnicas agrícolas da rede estadual de ensino médio profissionalizante catarinense, cujos programas estavam sendo orientados na direção da sustentabilidade agrícola. A análise qualitativa foi feita pelo cotejamento entre tópicos retirados de livros-referência, referentes aos aspectos biofísico do ambiente para a produção e do sujeito para a produção, os dados-síntese, e os tópicos que caracterizam o parâmetro conceitual usado, a agricultura sustentável, os dados-padrão. A conclusão foi a de que os livros-referência usados não subsidiam o estabelecimento da compreensão de educação ambiental para a sustentabilidade agrícola, principalmente porque o conceito de ambiente biofísico nos livros-referência parte de pressupostos contrários dos considerados para a agricultura sustentável, sendo necessário uma reorientação das publicações existentes e estimular novas, além de outras ações auxiliares. |