dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pasold, Bernadete |
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dc.contributor.author |
Cosme, Maria do Perpetuo Socorro Rego Reis |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T07:44:55Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T07:44:55Z |
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dc.date.issued |
1998 |
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dc.date.submitted |
1998 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
149143 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77814 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este presente trabalho concentra-se na questão se O'Neill, um teatrólogo moderno por definição e tempo, pode ser considerado um escritor trágico em tempos modernos. A dissertação investiga a presença de características da tragédia Grega em O'Neill, mostrando que ele segue o conceito clássico de tragédia encontrado na Poética de Aristóteles. Este trabalho também demonstra que O'Neill adota mitos, temas e estruturas do teatro Grego em suas tragédias modernas, especialmente na trilogia: Mourning Becomes Electra. Esta investigação é feita através do estudo comparativo entre a tragédia Grega, representada por três dramaturgos Gregos: Ésquilo com sua tragédia, a trilogia Oresteia, Sófocles com Electra e Eurípides com Electra, e a tragédia moderna representada pela trilogia de O'Neill Mourning Becomes Electra. No desenvolvimento da tese nós tentamos mostrar as semelhanças e diferenças entre O'Neill e os Gregos. Este trabalho também pretende iluminar a obra de O'Neill através do uso do método comparativo, desde que esta é basicamente uma dissertação em O'Neill como exemplo de teatrólogo moderno com características e temas clássicos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
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dc.title |
Greek versus modern tragedy en Eugene O'Neill |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Nunez, Carlinda |
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