dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Delizoicov, Demetrio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T07:08:12Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T07:08:12Z |
|
dc.date.issued |
1998 |
|
dc.date.submitted |
1998 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
109949 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747 |
|
dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A relação entre o ensino de ciências naturais e a formação de professores para as séries iniciais do ensino fiundamental, no Curso de Magistério - 2° grau, é apresentada como resultado de uma pesquisa docu-mental. Localizo o "Projeto Diretrizes Gerais para o Ensino de 2° Grau: Núcleo Comum e Habilitação Magistério", que foi desenvolvido pelo MEC/PUC-SP e que culminou com a publicação de subsídios destinados a esta habilitação. Dentre os livros, tem-se o de Metodologia do Ensino de Ciências METEC, que veicula uma proposta de ensino pautada na Abordagem Temática e na formação contínua de professores, norteada pela ação-reflexão-ação. Após a caracterização das diferentes compreensões da formação de professores em serviço, apresenta-se uma síntese de como ocorre a formação contínua do docente reflexivo e, em especial, na perspectiva da Abordagem Temática. Analisam-se as concepções de Ciência e de ensino de Ciências, as categorias momentos pedagógicos e conceitos unificadores e a forma de atuação do grupo da Abordagem Temática. Uma descrição e uma análise das concepções veiculadas pelo METEC evidenciam uma concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento - construído pela ação humana. Os resultados de uma pesquisa empí-rica desenvolvida com professores que se referenciam no METEC indicou que o emprego de livro, como instrumento para veicular a proposta de ensino nele contida, necessita estar articulado organicamente com a participação dos professores em atividades de formação continuada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
vii, 307f.| tabs.+anexos |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciencias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de ensino de segundo grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |