Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Delizoicov, Demetrio pt_BR
dc.contributor.author Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T07:08:12Z
dc.date.available 2012-10-17T07:08:12Z
dc.date.issued 1998
dc.date.submitted 1998 pt_BR
dc.identifier.other 109949 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747
dc.description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract A relação entre o ensino de ciências naturais e a formação de professores para as séries iniciais do ensino fiundamental, no Curso de Magistério - 2° grau, é apresentada como resultado de uma pesquisa docu-mental. Localizo o "Projeto Diretrizes Gerais para o Ensino de 2° Grau: Núcleo Comum e Habilitação Magistério", que foi desenvolvido pelo MEC/PUC-SP e que culminou com a publicação de subsídios destinados a esta habilitação. Dentre os livros, tem-se o de Metodologia do Ensino de Ciências METEC, que veicula uma proposta de ensino pautada na Abordagem Temática e na formação contínua de professores, norteada pela ação-reflexão-ação. Após a caracterização das diferentes compreensões da formação de professores em serviço, apresenta-se uma síntese de como ocorre a formação contínua do docente reflexivo e, em especial, na perspectiva da Abordagem Temática. Analisam-se as concepções de Ciência e de ensino de Ciências, as categorias momentos pedagógicos e conceitos unificadores e a forma de atuação do grupo da Abordagem Temática. Uma descrição e uma análise das concepções veiculadas pelo METEC evidenciam uma concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento - construído pela ação humana. Os resultados de uma pesquisa empí-rica desenvolvida com professores que se referenciam no METEC indicou que o emprego de livro, como instrumento para veicular a proposta de ensino nele contida, necessita estar articulado organicamente com a participação dos professores em atividades de formação continuada. pt_BR
dc.format.extent vii, 307f.| tabs.+anexos pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ciencias pt_BR
dc.subject.classification Professores de ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
109949.pdf 13.73Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar