dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scheibe, Leda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T05:41:36Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T05:41:36Z |
|
dc.date.issued |
1998 |
|
dc.date.submitted |
1998 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
148811 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização de recursos informatizados parece ser uma opção significativa para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Todavia, poucas pesquisas foram realizadas a esse respeito, no âmbito dos ensinos fundamental e médio, nas escolas de ensino oficial no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação busca trazer à discussão alguns elementos que envolvem a formação do professor de língua estrangeira para a utilização dos recursos informatizados, por acreditar que estes sejam agentes importantes na implementação de mudanças na dinâmica pedagógica. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1996 e 1997, buscou, desde o início, balizar-se pela adoção da sala de aula como espaço privilegiado de investigação, tirando-o do pedestal de ambiente isolado que se volta unicamente ao ensino e expondo-o à verificação detalhada e criteriosa que se impõe a todo pesquisador. Assim, a partir de uma situação concreta, as aulas de Inglês de uma professora dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em que se desenvolveu um processo de formação na ação, buscou-se compreender como pode se dar a formação cooperativa do professor de línguas estrangeiras, adotando a perspectiva da reflexão-na-ação de Donald Schön. |
pt_BR |
dc.format.extent |
[154]f.| il.+anexos |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |