dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Damm, Regina Flemming |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bolda, Claudia Regina Flores |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T01:00:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T01:00:44Z |
|
dc.date.issued |
1997 |
|
dc.date.submitted |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
109903 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação aborda o papel heurístico das figuras na resolução de problemas, a fim de levantar aspectos ligados à visualização. Realiza-se um estudo sobre a organização perceptiva das figuras tendo-se, como referencial teórico, os princípios da organização da percepção estabelecidos pela Psicologia da Gestalt. A partir desta premissa e junto à teoria das apreensões de R. Duval, opera-se um tratamento puramente figural de reconfiguração pela análise de problemas que envolvem cálculo de áreas. Contudo, tal análise fica envolta por diferentes fatores que interferem na visibilidade e na aplicação desta operação figural. Esta discussão é fruto da aplicação de uma seqüência didática desenvolvida junto a três turmas de alunos de 5a série do 1o grau, nos anos letivos de 1996 e 1997, numa média de 12 aulas por turma. Servindo-se daqueles fatores, propuseram-se diferentes problemas que envolvessem o uso de figuras para chegar à solução pela operação de reconfiguração. A realização desta seqüência didática nos deu condições para mostrar, a propósito de uma aprendizagem da operação de reconfiguração, a necessidade de levar em conta a importância e a complexidade das habilidades visuais na aprendizagem da Matemática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
152p.| il., grafs., tabs. + anexos |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Problemas, exercicios, etc. |
pt_BR |
dc.title |
Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |