Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /

DSpace Repository

A- A A+

Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /

Show full item record

Title: Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
Author: Borges, Martha Kaschny
Abstract: Este estudo investigou as concepções que os professores de matemática apresentam relativas à introdução da informatica na educação, notadamente no que se refere ao ensino dessa área do conhecimento. Abordou também alguns aspectos didáticos que devem ser considerados na formação dos professores, para que o uso dessa nova tecnologia se constitua em um instrumento que contemple os dois aspectos dialéticos que fundamentam o conhecimento matemático, o de ferramenta e de objeto. O referencial teórico utilizado nesse estudo foram as teorias de obstáculo epistemológico, transposição didática, transposição informática e contrato didático, presentes no campo teórico da Didática Francesa. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa , através de questionários, reuniões de formação, observações de aulas e conversas com professores, coordenadores e diretores de escolas que apresentavam algum projeto de informática educativa. Os resultados do estudo sugerem que os professores apresentam uma posição favorável à introdução de computadores no ensino, porém não têm uma clareza quanto aos objetivos, metodologias e papel do professor como usuário. As atividades de formação foram desenvolvidas abordando, junto aos professores de uma escola delimitada, alguns aspectos didáticos que devem ser considerados quando trabalhamos com computadores, percebendo suas vantagens e limitações. Surgiram ainda, evidências de que um trabalho de formação para o uso de computadores no ensino se constitui em uma área de pesquisa que está se iniciando, onde muitos aspectos necessitam ser estudados e pesquisados.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025
Date: 1997


Files in this item

Files Size Format View
170509.pdf 5.865Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar