dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Peres, Lino Fernando Bragança |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Rita de Cassia Pacheco |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T11:14:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T11:14:41Z |
|
dc.date.issued |
1996 |
|
dc.date.submitted |
1996 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
105114 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76534 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como centro de investigação e análise as relações entre a Arquitetura Escolar e as Políticas Públicas de Educação no Brasil. Estuda o desenvolvimento da Arquitetura Escolar, no Estado de Santa Catarina, desde seu surgimento até a década de 70. Analisa a arquitetura da Escola Polivalente, projetada sob o governo militar, dentro do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino - PREMEN e construída no ano de 1974. Busca, através da aproximação entre programa arquitetônico, programa pedagógico e da fala dos usuários da escola, verificar como a Arquitetura Escolar ganha significados na sua concretização e na sua prática. A pesquisa conclui que a arquitetura e a pedagogia têm estreita relação entre si. Neste sentido, ela pode ser um elemento pedagógico que pode contribuir ou não no sentido da construção de uma Escola Democrática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 232f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.title |
Arquitetura escolar: a essencia aparece. Fabrica e escola confundem-se no desenho da polivalente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |