O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor D'Ambrosio, Ubiratan pt_BR
dc.contributor.author Campiteli, Heliana Cioccia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T10:07:35Z
dc.date.available 2012-10-16T10:07:35Z
dc.date.issued 1996
dc.date.submitted 1996 pt_BR
dc.identifier.other 103711 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76416
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Cataina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract O ensino de geometria nas escolas de 1o grau enfrenta problemas. Muitos professores, inseguros para trabalhar com a geometria, deixam de incluí-la em sua programação, já que a Lei 5692/71 concede liberdade às escolas quanto à decisão sobre os programas de diferentes disciplinas. Mesmo entre os professores que continuam a ensiná-la, muitos reservam o final do ano letivo para a abordagem. Os alunos apresentam dificuldades em aplicar, no seu dia-a-dia, os conhecimentos adquiridos na escola, mesmo aqueles que conhecem as definições formais. Além disso, os professores enfocam o ensino no conteúdo e na quantidade de conhecimentos e não no conceito. No sentido de minimizar estes problemas, desenvolveu-se este trabalho, dirigido aos professores, de maneira que os alunos apreendam os conceitos contidos nos conteúdos didáticos. Dentro da geometria, optou-se pelo estudo de área e perímetro, na 4a série do 1o grau, em vista de sua relevância e por fazer parte do currículo previsto pelo Estado do Paraná. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu em desenvolver uma metodologia de ensino centrada na apreensão dos conceitos contidos nos conteúdos didáticos, baseada na teoria do conhecimento, que leva em conta os conhecimentos anteriores dos educandos e a história da ciência. A segunda etapa consistiu em aplicar a metodologia ao ensino de área e perímetro de maneira a possibilitar aos alunos a sua apreensão e aplicação no dia-a-dia. Para subsidiar o desenvolvimento da segunda etapa, foi feito um levantamento de dados junto a professores de 4a série e a alunos de 5a série, de escolas públicas e particulares. Os resultados das análises dos levantamentos de dados indicaram a necessidade, entre outras, da utilização de metodologias adequadas de ensino. pt_BR
dc.format.extent ix, 136, [56]f.| il.+anexo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Matematica (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Geometria (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Metodos de ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
103711.pdf 23.10Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar