dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Etges, Norberto J |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Henicka, Hanelore |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T06:00:37Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T06:00:37Z |
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dc.date.issued |
1993 |
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dc.date.submitted |
1993 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
90564 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75952 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As alterações nas relações de trabalho e produção emergentes na sociedade capitalista, provenientes do crescente uso de equipamentos eletrônicos e microeletrônicos, passam a requerer do homem universal, esquemas intelectuais cognitivos altamente desenvolvidos. Estas alterações têm seu pressuposto e fundamento no trabalho humano abstrato, o qual é também seu pressuposto para o desenvolvimento da inteligência. Para atender a construção de esquemas nos níveis objetivamente exigidos é necessário redefinir o processo ensino-aprendizagem institucionalizado, proprocionando o acesso a códigos e esquemas que permitem o desenvolvimento da inteligência no indivíduo. Isto implica na construção de um habitus que se dá pela apreensão da lógica dos objetos, pelo pensamento por conceitos, mantendo assim acionada a inteligência. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação para o trabalho |
pt_BR |
dc.title |
A educação e a organização do processo de trabalho no capitalismo contemporaneo : uma redefinição nos pressupostos e fundamentos educacionais |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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