dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Auras, Marli |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Aurea Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T05:51:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T05:51:02Z |
|
dc.date.issued |
1993 |
|
dc.date.submitted |
1993 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
97202 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema central desta dissertação constitui-se na análise de como o Estado coercitivo instalado no pós-golpe de 1964, através de seus aparelhos repressivos e ideológicos, educou os indivíduos ao silêncio. Simultaneamente, focaliza-se a construção dos mais importantes movimentos de resistência em Santa Catarina e as diversas formas de micro-resistências que os indivíduos buscaram para sobreviver e se rebelar. Para tentar responder as estas questões, dividimos o trabalho em quatro capítulos: o primeiro, os antecedentes históricos, situa o momento político anterior ao golpe. No segundo, o processo contraditório de aprender a calar e o resistir, trabalhamos os conceitos de educação e de silêncio - a pedagogia do silêncio e as categorias: coersão e resistência. Com as falas do silêncio, registra-se o exílio como sinônimo de resistência; a solidariedade, expressão de resistência; as perdas sociais dos anos de silêncio e as perdas individuais. O terceiro capítulo, as estratégias de organização do estado sem direitos. Enfoca, o período posterior ao golpe de 1964 (até 1966). O quarto, as vozes horizontais se levantam. O novo golpe de dezembro de 1968, identifica os principais acontecimentos políticos de 1964 até 1968. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação e Estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ideologia e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Autoritarismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |