Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Auras, Marli pt_BR
dc.contributor.author Silva, Aurea Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T05:51:02Z
dc.date.available 2012-10-16T05:51:02Z
dc.date.issued 1993
dc.date.submitted 1993 pt_BR
dc.identifier.other 97202 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract O tema central desta dissertação constitui-se na análise de como o Estado coercitivo instalado no pós-golpe de 1964, através de seus aparelhos repressivos e ideológicos, educou os indivíduos ao silêncio. Simultaneamente, focaliza-se a construção dos mais importantes movimentos de resistência em Santa Catarina e as diversas formas de micro-resistências que os indivíduos buscaram para sobreviver e se rebelar. Para tentar responder as estas questões, dividimos o trabalho em quatro capítulos: o primeiro, os antecedentes históricos, situa o momento político anterior ao golpe. No segundo, o processo contraditório de aprender a calar e o resistir, trabalhamos os conceitos de educação e de silêncio - a pedagogia do silêncio e as categorias: coersão e resistência. Com as falas do silêncio, registra-se o exílio como sinônimo de resistência; a solidariedade, expressão de resistência; as perdas sociais dos anos de silêncio e as perdas individuais. O terceiro capítulo, as estratégias de organização do estado sem direitos. Enfoca, o período posterior ao golpe de 1964 (até 1966). O quarto, as vozes horizontais se levantam. O novo golpe de dezembro de 1968, identifica os principais acontecimentos políticos de 1964 até 1968. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Ideologia e educação pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Autoritarismo pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
97202.pdf 2.700Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar