dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Assmann, Selvino Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Vera Lucia Gaspar da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T05:48:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T05:48:24Z |
|
dc.date.issued |
1993 |
|
dc.date.submitted |
1993 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
92073 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75930 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo analisar representações que os professores formulam acerca da própria atividade pedagógica. Para isso, toma por base a produção escrita por duzentos e desessete candidatos, em seleção pública, a vagas no magistério de 1a a 4a Série da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Foram escolhidas a partir da freqüência com que foram manifestadas algumas representações, que também servem para se compreender uma situação mais ampla. Em termos gerais, os docentes não transferiram a responsabilidade pelo fracasso escolar aos alunos e a elementos externos (a sociedade) a escola. Para compreender as razões desta transferência, verificou-se que isto tem a ver com a fragilidade e a confusão teórico-prática dos docentes, combinada com a falta de percepção que eles próprios e os alunos são sujeitos historicamente situados. Neste contexto, a pobreza material dos alunos, aliada a carência afetiva, serve de álibi justificador do fracasso e de convite para que o professor se considere sobretudo alguém que deva suprir estas carências. O quadro desenhado não se apresenta apenas como dramático, mas também difícil de ser enfrentado pela sua complexidade. Mesmo assim, sem desconhecer a situação, surgem soluções práticas que exigem uma constante vigilância teórica e clara da ação política. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Por detras das palavras... : investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1. a 4. serie |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Andalo, Carmen Silvia de Arruda |
pt_BR |