dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Carlos Walter Porto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Neves, Paula Cals Brugger |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T04:52:49Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T04:52:49Z |
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dc.date.issued |
1993 |
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dc.date.submitted |
1993 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
94209 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75835 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na educação ambiental há uma disputa para se designar o que seja o adjetivo ambiental, mas devido a hegemonia da racionalidade instrumental em nossa sociedade, a perspectiva técnico-natural e predominante. Elegeu-se então a "estratégia internacional de acción en materia de educación y formación ambientales para el decénio de 1990", publicada pelo PNUMA/UNESCO para uma análise de conteúdo dos conceitos de meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e educação, dentro do contexto maior da ciência e da tecnologia. Esta análise revelou a possibilidade do surgimento de um processo de instrução, que denominamos adestramento, que consiste em produzir, reproduzir e legitimar a hegemonia do pensamento tecnocrático, assegurando as necessidade de mercado da sociedade industrial em detrimento de uma formação plena e libertadora. Enfatiza-se pois a não compartimentalização da questão ambiental na educação: a educação é que deve ser ambiental no seu todo. Isso impõe uma ampla rediscussão de vários conceitos que estruturam o pensamento hegemônico em nossa sociedade. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Educação ou adestramento ambiental? |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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