A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares

DSpace Repository

A- A A+

A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valença, Vera Lucia Chacon pt_BR
dc.contributor.author Allebrandt, Lidia Ines pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T04:24:37Z
dc.date.available 2012-10-16T04:24:37Z
dc.date.issued 1991
dc.date.submitted 1991 pt_BR
dc.identifier.other 88728 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa. pt_BR
dc.format.extent 2 t.| il., grafs., tabs pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jogos educativos pt_BR
dc.subject.classification Jogos infantis pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
88728.pdf 26.21Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar