dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Valença, Vera Lucia Chacon |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Allebrandt, Lidia Ines |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T04:24:37Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T04:24:37Z |
|
dc.date.issued |
1991 |
|
dc.date.submitted |
1991 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
88728 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
2 t.| il., grafs., tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jogos infantis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |