Contribuições para a critica da orientação educacional

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições para a critica da orientação educacional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Etges, Norberto J pt_BR
dc.contributor.author Melo, Sonia Maria Martins de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T04:10:29Z
dc.date.available 2012-10-16T04:10:29Z
dc.date.issued 1991
dc.date.submitted 1991 pt_BR
dc.identifier.other 82797 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75758
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract O trabalho visa contribuir com a discussão sobre a questão dos especialistas em educação, principalmente o orientador educacional, e a sua presença na escola pública brasileira. Revê inicialmente algumas características básicas do capitalismo, em sua fase monopolista, por entendê-las como determinações sociais da forma histórica atual da orientação educacional, assim como o são das formas de todas as outras profissões. Alerta que muitas das críticas feitas a esses profissionais são feitas situando como determinações sociais da sua atuação na escola e, por extensão lógica, da própria função social dessa mesma escola, fases já há muito superadas do capitalismo. Cristalizando-se a crítica principalmente na fase manufatureira do capital, isto quando não se fixa apenas no fato isolado da questão da divisão técnica do trabalho fabril, transpondo, simplista e mecanicamente, o esquema já existente na escola. Revê também as formas históricas que a orientação assumiu, através de vários modos de produção, já que o conceito não é privativo do modo de produção capitalista. Revê, ainda, através da releitura crítica das classificações existentes, as formas que a orientação assumiu na realidade brasileira, principalmente na escola pública de 1o e 2o graus. A partir daí alerta, finalmente, para a necessidade de revisão das inversões metodológicas e equívocos de interpretação que ocorrem no trato da questão em pauta. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Orientacao educacional pt_BR
dc.title Contribuições para a critica da orientação educacional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
82797.pdf 3.726Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar