A pratica de ensino do curso de ciencias numa abordagem problematizadora : uma proposta utopica
Mostrar registro completo
Título:
|
A pratica de ensino do curso de ciencias numa abordagem problematizadora : uma proposta utopica |
Autor:
|
Bottan, Elisabete Rabaldo
|
Resumo:
|
Este trabalho tem como propósito expor, de modo simples, a trajetória de uma proposta de prática de ensino da licenciatura de primeiro grau em ciências, numa abordagem "problematizadora", desenvolvida durante um ano letivo, junto à escola da rede estadual. A proposta orienta-se nos princípios da "Educação Problematizadora", que é defendida por Paulo Freire, em contraposição à educação bancária. A prática docente embasada no pensamento freireano privilegia as situações vivenciadas pelos educandos, o diálogo entre educador-educandos, a reflexão crítica e a reconstrução coletiva do conhecimento do educando. O objetivo principal desta proposta de prática de ensino foi o da procura de subsídios, que contribuam com as discussões sobre a formação de um educador comprometido e competente. A análise avaliativa de todo o processo de implementação da proposta permite que se conclua dizendo que a prática educativa problematizadora favorece a aprendizagem dos alunos, tornando-os questionadores, atuantes, participativos. Daí porque, dizê-la transformadora. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75648
|
Data:
|
1990 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo