A pratica de ensino do curso de ciencias numa abordagem problematizadora : uma proposta utopica

DSpace Repository

A- A A+

A pratica de ensino do curso de ciencias numa abordagem problematizadora : uma proposta utopica

Show full item record

Title: A pratica de ensino do curso de ciencias numa abordagem problematizadora : uma proposta utopica
Author: Bottan, Elisabete Rabaldo
Abstract: Este trabalho tem como propósito expor, de modo simples, a trajetória de uma proposta de prática de ensino da licenciatura de primeiro grau em ciências, numa abordagem "problematizadora", desenvolvida durante um ano letivo, junto à escola da rede estadual. A proposta orienta-se nos princípios da "Educação Problematizadora", que é defendida por Paulo Freire, em contraposição à educação bancária. A prática docente embasada no pensamento freireano privilegia as situações vivenciadas pelos educandos, o diálogo entre educador-educandos, a reflexão crítica e a reconstrução coletiva do conhecimento do educando. O objetivo principal desta proposta de prática de ensino foi o da procura de subsídios, que contribuam com as discussões sobre a formação de um educador comprometido e competente. A análise avaliativa de todo o processo de implementação da proposta permite que se conclua dizendo que a prática educativa problematizadora favorece a aprendizagem dos alunos, tornando-os questionadores, atuantes, participativos. Daí porque, dizê-la transformadora.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75648
Date: 1990


Files in this item

Files Size Format View
82796.pdf 5.528Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar